sábado, 12 de outubro de 2013

SÁBADO DAS CRIANÇAS


Ativas e inquietas, as crianças demandam muita energia em seu cuidado por elas. Cheias de vitalidade e uma percepção única do mundo ao seu redor, não há quem não se encante com sua lógica simples, sorriso fácil e perguntas diretas – por vezes constrangedoras! Se setembro traz consigo a beleza das flores, outubro nos relembra a melhor fase da vida de uma pessoa: a infância.


Esse ano o dia das crianças está sendo celebrado no sábado, um dia muito apropriado  pois nos lembra Daquele que apreciava a companhia desses pequenos: “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”. Mt 19:14.  A Igreja Adventista do Sétimo Dia  preocupa-se muito com a formação mental e espiritual dos seus infanto-juvenis, tanto que desenvolve ações para acompanhar de perto o seu crescimento. Uma dessas ações foi a criação do clube de aventureiros, exclusivo para crianças de seis a nove anos em que a igreja, o lar e a escola se unem para ajudar as crianças a crescerem alegremente em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens. E o clube de desbravadores, que cuida do desenvolvimento físico, mental e espiritual de juvenis de 10 a 15 anos.


O estatuto da criança e do adolescente – ECA, estabelece que todas as crianças tem direito ao convívio em família, à educação, saúde, lazer e segurança. Para proteger suas crianças, a IASD promove campanhas como o Quebrando o Silêncio, desenvolvido em oitos países da América latina desde 2002, o projeto possui um viés educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica. Um de seus objetivo é “prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgão competentes” (Portal do Quebrando o Silêncio).


A igreja central de Juazeiro possui cerca de 50 pequeninos de 0 a 12 anos divididos em classes bíblicas adaptadas à sua mente em formação. Professora do Ministério Infantil há 33 anos, Lia Costa, enfatiza que as crianças entendem tudo que lhes é passado: “Através de histórias, músicas e brincadeiras as histórias da Bíblia ficam marcadas na mente delas e, no futuro, a gente vai ver o quanto valeu a pena”, revela. Muitos dos jovens universitários da igreja já passaram pela classe de Lia, o que lhe oferece uma motivação a mais para trabalhar com esse público. Entretanto, nem tudo são flores nesse trabalho com as crianças. Outra veterana desse Ministério, Joyce ferreira, professora há mais de 20 anos das crianças de seis a oito anos, lista a dificuldade de seu cargo: “Trabalhar com eles é muito bom, mas falta o apoio dos pais, o interesse em comprar a lição deles. Outro problema é a falta de recurso humano... eu estou há tanto tempo por aqui por que não tem quem fique no meu lugar, as pessoas não querem responsabilidade e deixar os meninos sem as atividades da classe não é uma opção para mim” declara Joyce.


Nesse ano a diretora do Ministério Infantil, Juciene Santos Sousa, lançou o projeto Criança não é Futuro é Presente. “criança não é futuro, por que no futuro ela não é mais criança. Temos que fazer algo por elas hoje”, afirma Juciene. O objetivo desse projeto é envolver a criança na programação da igreja, fazê-la sentir-se participante e importante no meio da congregação, criando assim uma sensação de pertencimento a esse local. Pedagoga por formação, Juciene ressalta a importância dos projetos voltados a esse público: “Se a gente educa hoje a criança, amanhã não vai precisar repreender o adulto. Temos que valorizar a criança enquanto criança e enfatizar o potencial que ela tem pra Jesus”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário